top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarketing cdc

A importância dos equipamentos de proteção na sua obra

Os equipamentos de proteção individual ou EPI são todos os dispositivos fornecidos para proteger o colaborador de possíveis riscos de segurança e saúde dentro do ambiente de trabalho.


São exemplos de equipamentos de proteção:

  • Botas de segurança;

  • Luvas de proteção;

  • Capacete;

  • Protetor auricular;

  • Óculos e viseiras de segurança.


Dentro das empresas, Os EPIs devem ser fornecidos para os colaboradores gratuitamente e em bom estado para que eles possam exercer o serviço de forma segura e eficaz. Além de fornecer os equipamentos, deve ser ofertado periodicamente treinamentos para garantir sua utilização e conservação.




Todos os equipamentos de segurança, nacionais ou importados, só poderão ser vendidos e utilizados com a indicação do Certificado de Aprovação (CA), ele garante que o EPI passou por todos os testes de qualidade e foi aprovado conforme a Norma Regulamentadora (NR) 6, mais especificamente do seu item 6.2.




O CA do EPI é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), depois de ser verificado os laudos que atestem todas as características do equipamento e os resultados dos testes, que são feitos por laboratórios credenciados.

Esse certificado garante que o produto foi submetido a diversos testes, comprovando sua funcionalidade.

Agora que você já viu um pouco mais sobre os EPIs dentro das empresas e a garantia do seu funcionamento, vamos entender as suas funcionalidades:




1. Botas de segurança



Garantem proteção e conforto. Evitam diversos acidentes que podem ocorrer no ambiente de trabalho, como a queda de equipamentos pesados ou cortantes. Elas são obrigatórias em canteiros de obras, industrias, laboratórios, oficinas e afins.


2. Luvas



São classificadas de acordo com o critério de uso, tipo de proteção, espessura, material usado, entre outros.


Esse equipamento de proteção deve ser utilizados onde o trabalho exige contato com materiais elétricos, cortantes, abrasivos, perfurantes, químicos e biológicos.




3. Capacete



Seu uso é importante para evitar acidentes, como a queda de materiais pesados ou cortantes.

O capacete de segurança é composto por duas estruturas: a concha e a carneira. Enquanto uma recebe o impacto, a outra garante que a energia gerada com o impacto do objeto não seja transferida diretamente a cabeça do indivíduo.




4. Protetor auricular



Tem a função de resguardar os ouvidos do trabalhador de ruídos e variações de sons externos que podem causar danos ou até mesmo a perda auditiva ao longo do tempo.


5. Óculos de proteção



São usados para prevenir complicações nocivas aos olhos contra eventuais partículas de poeira, luminosidade intensa, respingos de produtos químicos ou materiais perfurantes.


Entender a importância dos EPIs é mais que um ato de segurança, é uma obrigação legal. Seja em uma empresa, obra grande ou até mesmo numa reforma em casa, a seu bem estar deve vir sempre em primeiro lugar.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page